LAÇOS DE FAMÍLIA





Na infância, nossos irmãos que vão crescendo, parecem-nos nós próprios, na alegria de viver. É o DNA identificando o elo das gerações no indissolúvel da família, sangue do nosso sangue, atestando a união do amor fraterno.

Nesta semana que passou, nossa família desfalcou-se de um dos seus elos queridos, o irmão João Batista de Menezes Barbosa, um dos oito, após 84 anos de atividades intensas pelo desenvolvimento da nossa Juazeiro do Norte.

Segundo filho do casal José Barbosa dos Santos, funcionário público e Francisca de Menezes Barbosa, João foi o primeiro irmão a enfrentar a responsabilidade do trabalho para ajudar na renda familiar. Nomeado funcionário dos Correios, aos l7 anos de idade, integrou-se no conceito social, como jovem exemplar, participando, nas horas vagas, como locutor publicitário, redator de notícias, diretor do famoso clube Treze Atlético Juazeirense e membro do Teatro Escola de Juazeiro. Tornou-se obrigatório nas decisões de eventos sociais como diretor do Centro Regional de Publicidade, serviço de comunicação de alto falante local, convergindo em seu redor a admiração e amizade dos juazeirenses.

Anos seguintes, assumiu a direção social do Treze Atlético, inaugurando a primeira sede, ao lado do empresário Antonio Fernandes Coimbra, e, logo após, a edificação da sua sede campestre, ainda hoje um rico patrimônio social. Líder maçônico, João galgou todos os maiores graus da loja Cavaleiros Spartanos. Foi diretor da Associação Comercial, presidente da Associação Juazeirense de Imprensa, Liga Desportiva e do Sindicato dos Radialistas. Pertenceu ao Lions Clube, diretor comercial e programador da Rádio Progresso de Juazeiro, comandava um programa de velha guarda, intitulado “Seresteiros, Músicas e Saudades”, com audiência nacional. Homem muito espirituoso, alegre e pacífico, trazia o segredo de mediador, com melhores soluções de paz junto à sociedade.

Convidado a participar do processo político de Juazeiro, João Barbosa foi eleito vereador em duas legislaturas e por duas vezes assumiu a presidência da Câmara Municipal, exercendo um dos melhores desempenhos, sobretudo como galvanizador de problemas partidários e políticos.

Pela sua capacitação na área social e política, foi nomeado Juiz Classista, do Ministério do Trabalho, com função em Juazeiro do Norte, onde demonstrou notável desempenho na Justiça Trabalhista, durante quatro anos. Sua última função foi a de presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.

Casado com Irene Cansanção, há 62 anos, nasceram os filhos: Hilda Célia, José Hugo, Sânia, Lúcia Helena, João Carlos e 15 netos e bisnetos, coroados por uma distinta promoção familiar, social e educativa.

João Batista de Menezes Barbosa faleceu aos 84 anos de idade, em 21 de janeiro de 2011, vítima de traiçoeiro câncer. Seu cortejo fúnebre pelas ruas de Juazeiro do Norte foi participado por centenas de veículos e as lágrimas de pesar da população. Ajudou a construir a Região Metropolitana do Cariri.

Nossos laços de família sofrem com a perda deste grande irmão.

Geraldo Menezes Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cearense, a segunda médica brasileira

BIOGRAFIA DO POETA ANTONIO FRANCISCO

BIOGRAFIA DA CANTORA ANASTÁCIA