QUEREM DESTRUIR A VILA EXTREMA


Não fui chamado a opinar e nem participei das reuniões com pauta no futuro açude a ser construído na localidade Barbosa, município de Lavras da Mangabeira. Não estou, todavia, proibido de emitir minha modesta opinião sobre o rumoroso projeto, dada a minha estreita ligação com as famílias da Vila Extrema e arredores.
Em primeiro lugar, esclareço que tenho enorme simpatia por todo e qualquer empreendimento que tenha em seu bojo o propósito de aumentar as nossas reservas hídricas.
O açude em questão, a manter-se a sua concepção original, armazenaria mais de 100 milhões de metros cúbicos d'água, volume suficiente para inundar todas as terras baixas do distrito de Calabaça. Eis o motivo do atual questionamento.
A vila Extrema, sede do distrito, sumiria definitivamente do mapa, o que, a priori, representaria o fim de uma verdadeira lenda.. Vendo a novidade sob este ângulo, já não concordo com a intenção dos seus idealizadores.
A linda capela construída por Papai Chiquinho, há quase um século, o velho cemitério onde repousam os fundadores e ancestrais ilustres dos calabacenses, o casario antigo, abrigo das lutas, dos sonhos e da alegria do passado, ficam condenados ao mais triste fim.
O açude Barbosa vai transformar em lago as férteis terras onde, outrora, aldeavam-se os índios Calabaças, ainda nos primórdios da colonização, bem antes de ali chegar Paulo José Raimundo, o primeiro sesmeiro, em 1813.
Que façam açudes e barragens. Não chafurdem porém a história. Não mexam na Extrema. A vila é pequena, mas a sua história muito representa no contexto antropológico, geográfico e político do município de Várzea Alegre.
Por tudo isto, entendo a inquietação e a angústia dos seus moradores. Ali plantaram raízes. Dali saíram doutores e intelectuais. Ali repousa silencioso um verdadeiro livro de belas curiosidades.
Nenhum distrito de Várzea Alegre reúne tantos filhos ilustres como Calabaça, durante a tradicional festa de São Francisco. Portanto, faço aqui o meu apelo: NÃO DEIXEM A EXTREMA MORRER!!!...

Tibúrcio Bezerra de Morais Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cearense, a segunda médica brasileira

BIOGRAFIA DO POETA ANTONIO FRANCISCO

BIOGRAFIA DA CANTORA ANASTÁCIA