Mayana Neiva
Mayana Neiva (Campina Grande, 15 de maio de 1983) é uma atriz brasileira. Participou de novelas como Amor Eterno Amor e Ti Ti Ti. Foi Miss Paraíba em 2003.
Filha do industrial gráfico Vladmir Neiva e da funcionária pública Magdala Ramos, a atriz, que nasceu em Campina Grande, tem duas irmãs mais novas.
Mayana estudou no colégio Nossa Senhora de Lourdes, uma rígida escola de freiras só para mulheres, na Paraíba. Aos quinze anos deixou sua cidade natal, no agreste paraibano, para fazer high school nos Estados Unidos. Lá começou a atuar e descobriu a vocação para ser atriz, aproveitando a temporada americana para cursar drama, pela Universidade de São Francisco, na Califórnia.
Com dezenove anos, após voltar dos Estados Unidos, Mayana é descoberta enquanto representava em uma peça de teatro pela organização do certame Miss Paraíba, que a convence a participar do concurso. Ela então é coroada «Miss Campina Grande 2003» pelo concurso Beleza Paraíba. Na etapa estadual, vence e torna-se a «Miss Paraíba» do mesmo ano. O título a levaria a representar o estado no Miss Brasil 2003, em São Paulo, ela não se classifica entre as semifinalistas,mas acaba ganhando o título de «Miss Simpatia».
Ex-integrante do grupo de teatro do diretor Antunes Filho, sua estreia na televisão se deu em 2007 com a minissérie A Pedra do Reino. Contudo, Mayana veio mesmo a se destacar como Karina na minissérie Queridos Amigos, em 2008. O convite para essa minissérie veio da autora Maria Adelaide Amaral, que conhecia seu trabalho no teatro com Antunes Filho.
Em 2010, a atriz fez sucesso interpretando a personagem Desireé Oliveira na versão de 2010 da novela Ti Ti Ti, na Rede Globo,
Em 2011 Mayana fez uma participação na novela Cordel Encantado, na qual ela deu vida a cineasta Vicentina Celeste. No ano seguinte, 2012, ela entra para o elenco da minissérie Dercy de Verdade, em que foi a artista de teatro Olímpia.
Já na novela Amor Eterno Amor interpretou a vilã Maria do Amparo, uma farsante e ambiciosa que se passou por Elisa Campos.
Em 2013, a atriz protagonizou o curta-metragem O tempo que Leva, que participou de mais que dez festivais nacionais e internacionais,levando prêmos como o de melhor curta no Festival de Cine Latinoamericano de La Plata, na Argentina, e melhor direção de arte no Festival Curta Coremas, na Paraíba, bem como no Florianópolis Audiovisual Mercosul. Também nesse mesmo ano esteve no elenco da novela global Sangue Bom, na qual interpretou a decidida Charlene.
Na TV Argentina protagonizou a série "Encerrados" em 2015 de Benjamin Avila e Marcelo Muller. [7]
Em 2016 protagonizou sua primeira produção americana Idee Fixe, de Andrew Bell, em Cannes. Compõe o coletivo artístico de cinema Apartment 929 em Nova Iorque (EUA).
Em 2017 retornou à televisão na novela O Outro Lado do Paraíso, com a presonagem Leandra.
Vida pessoal
Em 2009, formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em agosto de 2011 lançou seu primeiro livro, intitulado «Sofia», de cunho infantil.
Desde meados de 2012 a atriz vive um relacionamento à distância com o chef americano Rich Torrisi, que tem um restaurante em Nova Iorque. Em virtude do namoro, mudou em 2014 para Nova Iorque onde pretende consolidar uma carreira internacional.

Comentários
Postar um comentário