ISRAEL BATISTA



  Israel Batista de Sousa, nascido em 22/02/1972 na cidade de Várzea Alegre Ceará, filho de Raimundo Nonato Batista e Maria Lenilda de Sousa Batista. Desde criança Israel tinha uma capacidade de criar história, quando ele brincava com seus bonequinhos feitos de barros. Na escola adorava o desafio dos professores, quando passavam alguma redação, pois ele sabia que ia se destacar, mas era muito envergonhado, quando escrevia alguma coisa em sua casa. Foi mostrando aos poucos e o povo foi aplaudindo, mas sempre relutando em divulgar a sua obra, em maio de 1990 ele se converte ao protestantismo, e conhece José Paulino aonde formaram uma dupla musical promissora, com ele fez mais de oitenta músicas. Quando em 1994, ele decide cantar no calçadão da cidade divulgando uma música sua, e neste mesmo ano a banda Chico de Amadeu gravou duas músicas de sua autoria, e ele também classificou uma música no festival da canção de Lavras da Mangabeira nesse referido ano.   
  Foi o começo da ascensão do Israel, depois disto em anos posteriores ele se classificou em festivais literários a nível nacional, tirou segundo lugar no FESTAL do CREDE 17 no ano de 2000 e em 2001 tirou primeiro, ambos na cidade do Icó cidade do Ceará, em 2002, na categoria de poesias. Estreou nas Letras com o livro de poesias MOMENTOS, onde foi bem aceito pela sociedade, depois disto lançou vários livretos e cordéis, compôs vários hinos cívicos e religiosos, podendo destacar, o da escola Doutor Dario, Iraci Bezerra, APAE, Santa Edwiges, Nossa Senhora do Rosário e muitas outras musicas compostas. Também no ano de 2009 produziu um livreto in memorian da poetisa Lousinha Bezerra em parceria do seu filho Dr. Francisco e promete editar muitos outros esquecidos. No ano de 2012 se muda para recife, da qual foi casado com a recifense Rosemary Borges Xavier, assim como ele costuma escrever poesias, na Veneza brasileira trabalhou como garçom em um restaurante, e pouco a pouco foi se entrosando no meio literário e musical da cidade, onde já publicou vários cordéis e promete ainda vim muitas coisas boas por aí. 
  A cada ano a gente espera novidades de sua parte, possui uma mente como se fosse um vulcão em erupção, sempre criando algo novo.
          




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA DO POETA ANTONIO FRANCISCO

BIOGRAFIA DA CANTORA ANASTÁCIA

Especial: Poetas analfabetos do sertão do Pajeú de Pernambuco