2018 CHEGOU. E AGORA?


O último dia do ano passado foi tenso. O primeiro dia do novo ano foi conturbado. Tentativa de assalto às agências bancárias num dia e, no dia seguinte, a execução de "Morcego". Duas ocorrências policiais violentas. Dois flagrantes que mostram a nossa apavorante realidade, nua e crua.
Os fatos aconteceram em nossa Várzea Alegre, mas poderiam ter ocorrido em qualquer das cidades brasileiras, pois tornaram-se corriqueiros e já não chamam mais tanta atenção. No primeiro caso, dois homens foram presos. No segundo, não houve prisões. Os assassinos não foram alcançados. Até o momento, sequer foram identificados.
Sabe-se que as ocorrências guardam estreita relação com a baixa escolaridade e a desocupação da maioria da população brasileira, hoje tremendamente influenciada pelo mal comportamento dos nossos governantes. Não ouso ensinar nada a ninguém e nem quero ser palmatória do mundo Mas é estranho que um Estado tão caro ($$$), como o Brasil, não tenha ainda mecanismos adequados para educar o seu povo.
Hoje vivemos sob o império da corrupção, onde a droga e a malandragem passaram a exercer domínio sobre importantes seguimentos de nossa sociedade. O povo teve que se render ao medo. Porque seu grito não repercute. Porque sua dor não é compartilhada. Comenta-se que a morte de "Morcego", tem tudo a ver com o tráfico de drogas.
Ainda que se leve em conta sua simpatia e seu comportamento discreto, pesava contra ele delitos decorrentes do tráfico, fato que o expunha à mira dos seus próprios comparsas. Acabou morrendo, como tantos morreram e morrem todos os dias e em todos os lugares.
Louvamos algumas atitudes do Poder Público, da Polícia e de entidades privadas no sentido de refrear esse frouxo e rentável comércio de prazeres ilícitos, no entanto, sem entender porque nada muda. e porque todas as campanhas fracassam.
As drogas andam de mãos dadas com a ilicitude, com as doenças e com o crime. Constroem fortunas para saciar a ambição dos grandes cartéis, mas, ao mesmo tempo, matam milhares e milhares de jovens por este mundo todo.
Lamentamos a morte de "Morcego", porque também lamentamos a morte do nosso país, sufocado e preso nas mãos de políticos incompetentes, indecentes e desonestos.
2018 CHEGOU. E AGORA?

Tibúrcio Bezerra de Morais Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA DO POETA ANTONIO FRANCISCO

BIOGRAFIA DA CANTORA ANASTÁCIA

Especial: Poetas analfabetos do sertão do Pajeú de Pernambuco