Norberto Odebrecht

Norberto Odebrecht (Recife9 de outubro de 1920 — Salvador19 de julho de 2014) foi um engenheiro e empresário brasileiro, fundador do Grupo Odebrecht.
Nascido em 1920 na capital de PernambucoRecife, principal centro econômico do Nordeste brasileiro. Cinco anos mais tarde o seu pai, Emílio Odebrecht, se mudaria para Salvador, na Bahia, área metropolitana promissora para o mercado da construção civil, pois demandava obras de infraestrutura. Com 15 anos, iniciou contato com a construtora de sua família. Cursou o CPOR de Salvador na turma de 1941, arma de Artilharia. Após se formar na Escola Politécnica da Bahia, fundou em 1944 a empresa de construção que deu origem ao que é hoje a Organização Odebrecht, sediada na capital baiana. Ele era bisneto de Emil Odebrecht, um engenheiro alemão geodetical e cartógrafo, que emigrou para o Brasil em 1856.[2][3]
Após algumas décadas no mercado, a empresa tornou-se um conglomerado que atua em todos os continentes e emprega mais de 180 mil pessoas em 23 países ao redor do globo
Levando a tradição do pai na área de engenharia, concreto armado e construção civil, Norberto construiu uma das maiores fortunas do país. Este fato o transformou no 9º homem mais rico do Brasil, segundo a edição brasileira da revista Forbes.
Morreu em 19 de julho de 2014. Norberto foi internado em decorrência de complicações cardíacas, mas não resistiu e faleceu às 20 horas daquele dia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA DO POETA ANTONIO FRANCISCO

BIOGRAFIA DA CANTORA ANASTÁCIA

Especial: Poetas analfabetos do sertão do Pajeú de Pernambuco