CYRIA COENTRO
Cyria Coentro (Salvador, 14 de abril de 1966) é uma atriz e apresentadora brasileira.Ficou conhecida por participar da novela Renascer em 1993. Atuou em O Rei do Gado (1997) e outros projetos, até ser reconhecida por seu desempenho em Viver a Vida(2009) e por estrelar em Flor do Caribe (2013) e Sete Vidas (2015). No cinema fez participações nos filmes Gonzaga - de Pai pra Filho de 2012 e O Tempo e o Vento de 2014.
Cyria nasceu em Salvador, na Bahia, em 14 de abril de 1966. Ela iniciou a carreira na televisão aos 26 anos na novela Renascer, exibida pela Rede Globo, desde então tem feito vários papeis na emissora onde continua atulamente. Entre suas novelas estão O Rei do Gado, Porto dos Milagres, Viver a Vida, Sete Vidas e outras. Cyria despontou ao fazer a personagem Marlene da novela Sete Vidas, de Lícia Manzo, onde ela interpretou sofrida professora Marlene.
A carreira artística da atriz começou na novela das 21h Renascer, exibida pela Rede Globo, ano de 1993. Cyria era a Morena na primeira fase da novela. Depois de participações em episódios de Você Decide (1993 e 1994), entrou para o elenco da novela O Rei do Gado, em 1997, também da Rede Globo, lá ela era a personagem Maria da Luz. Em 1998 esteve no elenco de Dona Flor e Seus Dois Maridos como a Juliana, onde fazia parte de um casal homossexual. Em 2001 fez uma participação na novela Porto dos Milagrescomo Flávia. Já em 2003 também fez mais uma participação na novela das 21h Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos, como a personagem Roberta.
Em 2008 Cyria retornou as telinhas da Globo, na novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, como Bianca, uma detenta do presídio onde Flora (Patricia Pillar) estava presa. Em 2009 fez Caminho das Índias, de Glória Perez, seu personagem tinha uma pequenas aparições em flash backs interpretando a daliti mãe do protagonista Bahuan, vivido por Márcio Garcia. Em seguida fez Viver a Vida, substituta de Caminho das Índias, interpretando Matilde, que era casada com Onofre, vivido por Cláudio Jaborandy, e ajudava o marido nos trabalhos da casa de veraneio de Marcos (José Mayer) e Tereza (Lília Cabral). Em 2012 participou da série As Brasileiras, no episódio A Justiceira de Olinda. Já em 2013 ganhou mais destaque nacional como a Bibiana em Flor do Caribe, uma cozinheira que comandava o point mais fervente do vilarejo, o Quiosque da Bibiana, era esposa de Donato.
Depois de seu sucesso em Flor do Caribe, participou da primeira fase da novela Em Família (2014), de Manoel Carlos, interpretando Maria Machado, mãe de Virgilio (Humberto Martins). No mesmo ano interpretou Marineide em O Rebu, na trama ela era mãe de Alain, no qual se envolvia em um roubo na festa. Já em 2015 teve mais destaque na novela das 18h Sete Vidas, interpretando um dos personagens centrais da trama, a sofrida professora Marlene, mãe do rebelde Bernardo (Ghilherme Lobo). Em 2016 na novela Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa, interpretará a teimosa Piedade, que terá confrontos com seu marido Belmiro (Chico Díaz) por sua teimosia.
fonte Wikipédia

Comentários
Postar um comentário